O livro Consumo de Café e Estratégias da Indústria de Café no Brasil foi elaborado com o objetivo de fechar uma lacuna editorial referente ao setor cafeeiro brasileiro. Nesse sentido, o objetivo principal foi apresentar uma visão geral do setor cafeeiro, com ênfase especial nas estratégias de marketing e no comportamento do consumidor no Brasil.

Destina-se a leitores e pesquisadores nas áreas de varejo e produção de alimentos, marketing de alimentos, comportamento do consumidor, ciência do consumidor, marketing e estratégia do agronegócio, estratégia da indústria de alimentos; alunos de graduação e pós-graduação estudando marketing, comportamento do consumidor, estratégia, marketing e estratégia do agronegócio; profissionais da indústria de alimentos, gerentes de marketing e consultores de marketing e estratégia.

Características principais

• Apresenta estratégias para transformar o consumo, a produção e o varejo de café

• Aborda as perspectivas, fatores e tendências do mercado

• Descreve as estratégias da indústria do café por meio de casos de negócios que destacam práticas inovadoras

• Discutir e apresentar o papel da certificação na estratégia de produção e varejo de café

• As ondas do café e os cafés especiais impactam no consumo e no varejo

• Estuda o papel do varejo e do consumidor

• Inclui perguntas e exercícios baseados em conceitos e estudos de caso

Pesquisadores:

Editores: Luciana Florêncio de Almeida e Eduardo Eugêncio Spers  

Colaboradores:
Ana Elisa Bressan Smith Lourenzani Sao Paulo State University (UNESP), Brazil
Bruna de Ribeiro Costa Kamba Coffee, London, UK
Camila Régia Arcanjo Teles São Paulo State Coffee Industry Union, Sao Paulo, Brazil
Caroline Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brazil
Celso Luis Rodrigues Vegro Sao Paulo State Agricultural Secretary, Sao Paulo, Brazil
Christiane Leles Rezende De Vita PENSA and Università del Caffé
Decio Zylbersztajn School of Economics and Business, University of São Paulo, Brazil
Éder de Carvalho Januário Department of Business, University of São Paulo, Brazil
Geraldo Magela Jardim Federal University of Juiz de Fora, Brazil
Giuliana Aparecida Santini Pigatto Sao Paulo State University (UNESP), Brazil
Guilherme Nunes Torga, Economist USP/ESALQ (Brazil) and Ms in Agribusiness/Audencia Business School (France)
Jorge Herman Behrens School of Food Engineering, University of Campinas, Campinas, Brazil
Jose Paulo Souza State University of Maringá (UEM), Brazil
Joao Otavio Meirelles Ratton Nielsen and Coffee producer in Brazil
Juliano Tarabal Cerrado Mineiro Coffee Growers Federation, Patrocinio, Brazil
Kassia Watanabe Federal University of Reconcavo da Bahia, Brazil
Lilian Maluf Lima Departament of Economics, Management and Sociology, ESALQ, University of São Paulo, Brazil
Lucas de Vasconcelos Teixeira ESPM, São Paulo, Brazil
Lyon Saluchi da Fonseca Department of Production Engineering, University of São Paulo, Brazil
Mara Elena de Godoi Pereira Sao Paulo State University (UNESP), Brazil
Maria Sylvia Macchione Saes Department of Business, University of São Paulo, Brazil
Maria Sylvia Macchione Saes Department of Business, University of São Paulo, Brazil
Renata Pozelli Sabio Public Health School of Université de Montréal (UdeM), Canada
Roberta Prado Rodrigues Tres Corações Group, São Paulo, Brazil
Roberta Souza Pião Department of Production Engineering, University of São Paulo, Brazil
Samuel Giordano PENSA (Agribusiness Knowledge Center) and Università del Caffé.
Sandra Mara Schiavi State University of Maringá (UEM), Brazil