O Observatório de Multinacionais e Negócios Internacionais da ESPM (OMNI/ESPM) é um think tank de referência em pesquisa acadêmica e estudos de mercado, cujo objetivo é agrupar pesquisadores e executivos brasileiros e estrangeiros na reflexão e debate multidisciplinar sobre o fenômeno da internacionalização de empresas.

Dentre as atividades do OMNI, encontram-se:

  • Divulgação de pesquisas acadêmicas multidisciplinares e interinstitucionais relacionadas a negócios e relações internacionais;
    Divulgação artigos publicados de pesquisadores da ESPM e parceiros;
    Compartilhamento de casos de ensino dirigidos ao público-alvo do observatório;
    Organização de debates e eventos que reúnam acadêmicos e executivos;
    Publicação de boletins de monitoramento de fluxos de comércio exterior e de investimento direto externo, tanto inwards como outwards.

Temas de atuação

Multinacionais brasileiras

Investigar as determinantes, padrões e trajetórias da formação e atuação das multinacionais brasileiras.

Principais linhas:

  • Gestão internacional de multinacionais brasileiras.
  • Trajetórias e padrões da formação de multinacionais brasileiras.
  • Gestão de marcas brasileiras no exterior.
  • Internacionalização de franquias brasileiras.
  • Inovação em multinacionais brasileiras.

Empresas multinacionais no Brasil

Analisar as determinantes estratégicas e de gestão da atuação de empresas multinacionais estrangeiras no Brasil.

Principais linhas:

  • Padrões do investimento direto estrangeiro no Brasil.
  • Inovação em subsidiárias de multinacionais estrangeiras no Brasil.
  • Franquias estrangeiras no Brasil.

Internacionalização de empresas de países emergentes

Investigar as determinantes, padrões e trajetórias da internacionalização de empresas de países emergentes.

Principais linhas:

  • Vantagens dos países de origem para internacionalização: aspectos da competitividade nacional dos emergentes.
  • Políticas governamentais de apoio à internacionalização em países emergentes