O Observatório de Multinacionais e Negócios Internacionais da ESPM (OMNI/ESPM) é um think tank de referência em pesquisa acadêmica e estudos de mercado, cujo objetivo é agrupar pesquisadores e executivos brasileiros e estrangeiros na reflexão e debate multidisciplinar sobre o fenômeno da internacionalização de empresas.
Dentre as atividades do OMNI, encontram-se:
- Divulgação de pesquisas acadêmicas multidisciplinares e interinstitucionais relacionadas a negócios e relações internacionais;
Divulgação artigos publicados de pesquisadores da ESPM e parceiros;
Compartilhamento de casos de ensino dirigidos ao público-alvo do observatório;
Organização de debates e eventos que reúnam acadêmicos e executivos;
Publicação de boletins de monitoramento de fluxos de comércio exterior e de investimento direto externo, tanto inwards como outwards.
Temas de atuação
Multinacionais brasileiras
Investigar as determinantes, padrões e trajetórias da formação e atuação das multinacionais brasileiras.
Principais linhas:
- Gestão internacional de multinacionais brasileiras.
- Trajetórias e padrões da formação de multinacionais brasileiras.
- Gestão de marcas brasileiras no exterior.
- Internacionalização de franquias brasileiras.
- Inovação em multinacionais brasileiras.
Empresas multinacionais no Brasil
Analisar as determinantes estratégicas e de gestão da atuação de empresas multinacionais estrangeiras no Brasil.
Principais linhas:
- Padrões do investimento direto estrangeiro no Brasil.
- Inovação em subsidiárias de multinacionais estrangeiras no Brasil.
- Franquias estrangeiras no Brasil.
Internacionalização de empresas de países emergentes
Investigar as determinantes, padrões e trajetórias da internacionalização de empresas de países emergentes.
Principais linhas:
- Vantagens dos países de origem para internacionalização: aspectos da competitividade nacional dos emergentes.
- Políticas governamentais de apoio à internacionalização em países emergentes