ARTIGOS

Tema: Multinacionais brasileiras

    • BEZERRA, M. A. ; BORINI, F. M. ; MACLENNAN, M. L. Reverse Transfers of Innovation and National Development: Evidence from Brazilian Subsidiaries. Journal of Technology Management & Innovation, v. 10, p. 1-8, 2015. Acesse aqui.
    • FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L.; BORINI, F. M. The Brazilian Multinationals’ Approaches to Innovation. Journal of International Management, v. 19, p. 260-275, 2013. Acesse aqui.
    • MACLENNAM, L. ; PICCIOLI, M. L. V. ; YAMASAKI, V. Aplicação de Tipologias de Expansão Internacional: classificação das vinte empresas brasileiras mais transnacionalizadas. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 7, p. 56-81, 2014. Acesse aqui.
    • MELO, P. L. R.; ANDREASSI, T.; OLIVEIRA Jr., M. M.; BORINI, F. M. Influence of the Operating Environment on Organizational Innovation: A Multiple Case Study of Food Franchises in Brazil. International Journal of Management, v. 30, p. 402-420, 2013. Acesse aqui.
    • PAVAN, K. R.; BORINI, F. M. Corporate Social Responsibility (CSR) and Development – A Study with Brazilian Multinational Corporations. International Journal of Advances in Management and Economics, v. 2, p. 10-16-16, 2013.
    • PEREIRA, M. M. ; AMATUCCI, M. Local and Global Influences on the Social Responsibility Performance of Multinational Corporations in the Brazilian Automotive Industry. International Journal of Automotive Technology and Management, v. 14, p. 121-137, 2014. Acesse aqui.
    • PINTO, K. E. F.; Oliveira Jr, M. M.; BORINI, F. M. Corporate social responsibility: A study of Brazilian subsidiaries. African Journal of Business Management, v. 14, p. 405-423, 2013.
    • RAZIQ, M. M.; BORINI, F. M.; PERRY, M. Subsidiary initiatives and subsidiary autonomy: Evidence from New Zealand and Brazil. International Entrepreneurship and Management Journal, v. 10, p. 589-605, 2014. Acesse aqui.
    • REIS, G. G. ; BORINI, F. M. ; FLEURY, M. T. L. Drivers of human resource management development in Brazilian multinational subsidiaries: a multilevel research. Revista de Administração (FEA-USP), v. 49, p. 519-533, 2014. Acesse aqui.

Tema: Multinacionais estrangeiras no Brasil

  • BEZERRA, M. A. ; BORINI, F. M. The impact of social and relational contexts on innovation transfer in foreign subsidiaries. International Journal of Learning and Intellectual Capital, v. 12, p. 17-31, 2015.  Acesse aqui.
  • BEZERRA, M. A.; COSTA, S.; BORINI, F. M.; OLIVEIRA JR., M. M. Reverse Knowledge Transfer: A Comparison Between Subsidiaries of Emerging Markets and Subsidiaries of Developed Markets. Revista Iberoamericana de Estratégia, v. 12, p. 67-90, 2013. Acesse aqui.
  • BORINI, F. M. ; COSTA, S. ; BEZERRA, M. A. ; OLIVEIRA, J. M. M. Reverse innovation as an inducer of centres of excellence in foreign subsidiaries of emerging markets. International Journal of Business and Emerging Markets, v. 6, p. 163-182, 2014. Acesse aqui. 
  • COSTA, S.; BORINI, F. M.; AMATUCCI, M. Inovação Global de Subsidiárias Estrangeiras Localizadas em Mercados Emergentes. RAC. Revista de Administração Contemporânea (Impresso), v. 17, p. 459-478, 2013. Acesse aqui.
  • LENNAN, M. L. F. M. ; YAMASAKI, V. E. I. ; ALMEIDA, L. M. Marketing Innovation Autonomy For Subsidiaries In New Products Development: A Case Study In Fixed Telecom. International Journal of Logistics Systems and Management (Print), v. 17, p. 275-288, 2014. Acesse aqui.
  • MOREIRA. M.Z.; OGASAVARA, M. H.; ARRUDA, E.F. Fatores Extrínsecos e Intrínsecos da Estratégia de Expatriação: uma Proposta de Framework para as Subsidiárias Estrangeiras. Revista Iberoamericana de Estratégia. , v.13, p.74 – 90, 2014. Acesse aqui.
  • OGASAVARA, M. H.; MASIERO, G. Internationalization of Asian Companies in Brazil: Factors and Motivations. International Journal of Management, v. 30, p. 149-168, 2013. Acesse aqui.
  • OGASAVARA, M. H. ; MASIERO, G. ; MOTA, M.O. ; SOUZA, L. Research on Brazilian Multinational Enterprises: Descriptive and Predictive Analyses. Internext Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, 2015. Acesse aqui.
  • PIRES, D. A. ; ROCHA, T. V. ; BORINI, F. M. ; ROSSETTO, D. E. International Marketing in Multinational Company Subsidiaries in Emerging Markets: A Multidimensional Approach. Advances in International Marketing, v. 26, p. 157-177, 2015. Acesse aqui.
  • RAZIQ, M. M.; BORINI, F. M.; PERRY, M.; BATTISTI, M. Subsidiary Characteristics and Impact on Subsidiary Strategic and Operational Autonomy. Journal of Transnational Management, v. 18, p. 219-241, 2013. Acesse aqui. 

Tema: Internacionalização de empresas de países emergentes

  • ALMEIDA, V. M. C. ; BORINI, F. M. ; SILVEIRA, T.C ; AVRICHIR, I. Internacionalização por meio de franquias: proposições de pesquisa a partir de estudo de casos múltiplos de varejistas brasileiros de moda. CONTEXTUS Revista Contemporânea de Economia e Gestão., v. 13, p. 57-50, 2015. Acesse aqui.
  • AVRICHIR, I; MENESES, R.; DOS SANTOS, A.A. Do family-managed and non-family-managed firms internationalize differently?. Journal of Family Business Management, v. 6, p. 330-349, 2016. Acesse aqui.
  • BARIN CRUZ, L. ; BOEHE, D. M. ; OGASAVARA, M. H. CSR-based Differentiation Strategy of Export Firms From Developing Countries: An Exploratory Study of the Strategy Tripod. Business & Society, v. 54, p. 723-762, 2015. Acesse aqui.
  • BIANCHI, C. G.; BORINI, F. M. Internacionalização da indústria criativa: o impacto do ambiente institucional. Pensamento & Realidade, v. 28, p. 1-20, 2013. Acesse aqui.
  • BIANCHI, C. G. ; BORINI, F. M. ; OGASAVARA, M. H. Creative Industry Internationalization: the impact of regulative, normative and cognitive institutions in developed and developing economies. Journal for Global Business Advancement, v. 8, p. 451-468, 2015. Acesse aqui.
  • BIANCHI, C. G.; FIGUEIREDO, J. C. B. A Influência dos Mecanismos de Fomento no Processo de Internacionalização da Economia Criativa no Brasil: o caso da APEX no setor de arquitetura. Administração Pública e Gestão Social, v. 8, n. 3, 2016. Acesse aqui.
  • BORINI, F. M.; SOUZA, M. G. B.; BISKAMP, S. C. F.; COELHO, F. C.; SANDINVISK, A. L. A influência da cultura no processo de internacionalização das franquias brasileiras. Gestão Contemporânea (FAPA), v. 10, p. 313-338, 2013. Acesse aqui.
  • BOYEN, M. H.; OGASAVARA, M. H. Internationalization patterns of multinational lodging firms in Brazil. Tourism and Hospitality Research, v. 13, p. 181-200, 2013. Acesse aqui.
  • BRETAS, V.P.; ROCHA, T.V.; OGASAVARA, M. H.; ROSSI, G.B. O papel dos parceiros locais e rede de relacionamentos no processo de internacionalização: o caso iGUi Piscinas. FACEF Pesquisa. , v.19, 2016. Acesse aqui.
  • CAMARGO, M.A.A.P.; ROCHA, T.V.; SILVA, S.C. Marketing strategies in the internationalization process of Brazilian franchises. RGBN (Revista Brasileira de Gestão de Negócios),  Vol 18, No 62, 570-592, 2016. Acesse aqui.
  • CARDOSO, A. V. P.; ALVAREZ, G. B; BRULL, M.; TUROLLA, F. A.; STREHLAU, V. I. The internationalization of the Brazilian heavy construction industry. Desafio Online, v. 1, p. 1-23, 2013. Acesse aqui.
  • CHUEKE, G.V. ; BORINI, F. M. Institutional distance and entry mode choice by Brazilian firms: an institutional perspective. Management Research (Armonk, N.Y.), v. 12, p. 1-20, 2014. Acesse aqui
  • CHUEKE, G. V ; MACLENNAN, M. L. ; BORINI, F. M. Modelo Cage e o Modo de Entrada das Multinacionais Brasileiras no Exterior. Faces: Revista de Administração (Belo Horizonte. Impresso), v. 13, p. 84-102, 2014. Acesse aqui.
  • COELHO, D. B.; OLIVEIRA JUNIOR,  M. M. A internacionalização de empresas na agenda governamental contemporânea de desenvolvimento: reflexões críticas e analíticas para os negócios internacionais. Cadernos EBAPE.BR, 14 (spe), 527-550, 2016. Acesse aqui.
  • CONCER, R. O.; TUROLLA, F. A. Internalization Theory and the Internationalization decision by brazilian firms. Revista Alcance (Online), v. 20, p. 294-308, 2013. Acesse aqui.
  • CORDEIRO, R. A.; REINALDO, H. O. A.; PONCHIO, M. C.; ROMERO, C. B. A. Arrumar a Casa e Ganhar o Mundo: da gestão de marcas à internacionalização da Alpargatas. REA. Revista Eletrônica de Administração (Franca. Online), v. 12, p. 68-83, 2013. Acesse aqui.
  • CUNHA, R. D. ; ROCHA, T.V. Export Marketing Strategy and Performance among Micro and Small Brazilian Enterprises. Advances in International Marketing, v. 25, p. 129-159, 2015. Acesse aqui.
  • FIGUEIREDO, J. C. B. de; GRIECO, A. A. O papel da inovação aberta na internacionalização de empresas em rede: O Caso Brasil Foods. RAI: Revista de Administração e Inovação, v. 10, p. 9-31, 2013. Acesse aqui.
  • FONSECA, M. R.; ROCHA, T. V. Estudo do impacto da internacionalização na performance de empresas transnacionais brasileiras. REA. Revista Eletrônica de Administração (Franca. Online), v. 13, p. 82, 2014. Acesse aqui.
  • GUIMARÃES, E.R.; DOS SANTOS, A.C.; LEME, P.H.M.V.; AZEVEDO, A.S. O Comércio Direto No Mercado De Cafés Especiais: Contribuições, Limitações E Novos Rumos De Pesquisa. InternexT, v.15, n.3, pp. 33-62, 2020. Acesse aqui.
  • KHAUAJA, D.; SPERS,E.E.; ROCHA RODRIGUES, T.V. A Internacionalização do Varejo Brasileiro. Revista ESPM, 2015. Acesse aqui.
  • MELO, P. L. R. ; BORINI, F. M. ; OLIVEIRA J., M.M. ; PARENTE, R. C. Internationalization of Brazilian Franchise Chains: A Comparative Study. RAE (Impresso), v. 55, p. 258-272, 2015. Acesse aqui.
  • MELO, P. L. R. ; BORINI, F. M. ; Oliveira Jr, M.M. ; PARENTE, R. C. International analysis of the countries where Brazilian franchise chains operate. Revista de Administração (FEA-USP), v. 50, p. 26-39, 2015. Acesse aqui.
  • REIS, G. G. ; BORINI, F. M. Global mindset de empresas de países emergentes: comparações com as first movers e o impacto da internacionalização. RACE – Revista de Administração, Contabilidade e Economia (Online), v. 13, p. 479-498, 2014.
  • RIBEIRO, F. C.; LAHIRI, S.; BORINI, F. M. Managerial perceptions of barriers to internationalization: An examination of Brazil´s new technology-based firms. Journal of Business Research, v. 69, p. 1973-1979, 2016. Acesse aqui.
  • RIBEIRO, F. C. ; OLIVEIRA Jr, M.M. ; BORINI, F. M. ; BERNARDES, R. C. Accelerated Internationalization in Emerging Markets: Empirical Evidence from Brazilian Technology-Based Firms. Journal of Technology Management & Innovation, v. 9, p. 1-14, 2014. Acesse aqui.
  • ROCHA, T. V. ; SPERS, E. E. ; CAMARGO, M. A. A. P.; KHAUAJA, D. M. R. ; PIRES, D. A. M. Estratégias de Marketing Global na Internacionalização de Franquias Brasileiras. Revista de administração da Unimep, v. 13, p. 184-206, 2015. Acesse aqui.
DISSERTAÇÕES

Tema: Multinacionais brasileiras

  • ZOROVICH, M. R. E S. (2013). A formação de centros de excelência no setor automobilístico brasileiro. Dissertação de Mestrado, Programa de Mestrado em Gestão Internacional, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo. Acesse aqui.
  • PICCIOLI, M. L. V. (2013). Co-criação de valor e orientação para mercado: um estudo em empresas multinacionais estrangeiras e brasileiras. Dissertação de Mestrado, Programa de Mestrado em Gestão Internacional, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo. Acesse aqui.
  • PAVAN, K. R. (2014). O ambiente institucional e as práticas de responsabilidade social de multinacionais brasileiras. Dissertação de Mestrado, Programa de Mestrado em Gestão Internacional, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo. Acesse aqui.
  • BEZERRA, M. A. (2014). A influência do ambiente institucional e da imersão nas redes externas na transferência reversa de capacidades tecnológicas em multinacionais brasileiras. Dissertação de Mestrado, Programa de Mestrado em Gestão Internacional, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo. Acesse aqui.

Tema: Multinacionais estrangeiras no Brasil

  • PEREIRA, M. M. (2012). Influências locais e globais na performance de responsabilidade social das empresas multinacionais da indústria automobilística brasileira. Dissertação de Mestrado, Programa de Mestrado em Gestão Internacional, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo. Acesse aqui.
  • COSTA, S. (2012). A influência do determinismo ambiental sobre a estratégia e inovação em subsidiárias estrangeiras. Dissertação de Mestrado, Programa de Mestrado em Gestão Internacional, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo. Acesse aqui.
  • PIRES, D. A. M. (2014). Marketing internacional e a influência no desempenho estratégico das subsidiárias estrangeiras no Brasil. Dissertação de Mestrado, Programa de Mestrado em Gestão Internacional, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo. Acesse aqui.
  • CHAVES, T. J. (2014). O papel das multinacionais no desenvolvimento de negócios com impacto social no Brasil. Dissertação de Mestrado, Programa de Mestrado em Gestão Internacional, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo. Acesse aqui.
  • SIQUEIRA, P. R. (2015). Os motivos do desinvestimento das subsidiárias de empresas multinacionais de saneamento no Brasil. Dissertação de Mestrado, Programa de Mestrado em Gestão Internacional, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo. Acesse aqui.
  • CAMARGO, F. A. (2016). O mercado de peças de reposição da indústria automobilística no Brasil – um estudo de caso exploratório. Dissertação de Mestrado, Programa de Mestrado em Gestão Internacional, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo. Acesse aqui.

Tema: Internacionalização de empresas de países emergentes

  • GRIECO, A. A. M. (2012). O papel da inovação aberta na internacionalização de empresas em rede. Dissertação de Mestrado, Programa de Mestrado em Gestão Internacional, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo. Acesse aqui.
  • CHUEKE, G. V. (2012). Identificação dos fatores influenciadores na escolha da estratégia de entrada das multinacionais brasileiras no exterior. Dissertação de Mestrado, Programa de Mestrado em Gestão Internacional, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo. Acesse aqui.
  • CAMARGO, M. A. A. (2012). As estratégias de marketing global adotadas nos processos de internacionalização de franquias brasileiras. Dissertação de Mestrado, Programa de Mestrado em Gestão Internacional, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo. Acesse aqui.
  • CUNHA, R. D. (2012). A influência das atividades de marketing na performance de exportação em países emergentes: um estudo sobre micro e pequenas empresas brasileiras. Dissertação de Mestrado, Programa de Mestrado em Gestão Internacional, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo. Acesse aqui.
  • SANTOS, A. A. (2014). Como o nível de controle da família altera o processo de internacionalização da empresa familiar. Dissertação de Mestrado, Programa de Mestrado em Gestão Internacional, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo. Acesse aqui.
  • NUNES, N. C. R. (2014). O uso da marca país na comunicação de empresas brasileiras no exterior. Dissertação de Mestrado, Programa de Mestrado em Gestão Internacional, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo. Acesse aqui.
  • LIMA, A. C. (2015). O papel da internacionalização na inovação das indústrias de alta tecnologia em países emergentes: o caso da Embraer. Dissertação de Mestrado, Programa de Mestrado em Gestão Internacional, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo. Acesse aqui.
  • BIANCHI, C. G. (2015). O papel dos mecanismos de fomento no processo de internacionalização da economia criativa no Brasil: o caso da APEX no setor de arquitetura. Dissertação de Mestrado, Programa de Mestrado em Gestão Internacional, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo. Acesse aqui.
  • ARAGÃO, M. F. S. (2015). Fatores influenciadores na decisão de internacionalização de um banco estatal: o caso da aquisição de um banco argentino pelo Banco do Brasil. Dissertação de Mestrado, Programa de Mestrado em Gestão Internacional, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo. Acesse aqui.
  • PASTORE, O. R. A. (2015). Internacionalização de empresas: um estudo sobre as influências das consultorias de gestão. Dissertação de Mestrado, Programa de Mestrado em Gestão Internacional, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo. Acesse aqui.
  • CANTONI, A. D. (2016). Os antecedentes e o papel do marketing na internacionalização das redes de franquias brasileiras do setor de vestuário. Dissertação de Mestrado, Programa de Mestrado em Gestão Internacional, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo. Acesse aqui.
  • PINHEIRO, T. G. S. (2016). A internacionalização de empresas brasileiras para Angola: desafios e oportunidades. Dissertação de Mestrado, Programa de Mestrado em Gestão Internacional, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo. Acesse aqui.
  • BRETAS, V. P. (2016). As influências da seleção de parceiros e dos relacionamentos na dinâmica de expansão internacional: um estudo de caso múltiplo em redes de franquias. Dissertação de Mestrado, Programa de Mestrado em Gestão Internacional, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo. Acesse aqui.
  • CIPOLLA, L. E. M. (2017). Aquisição de competência tecnológica na global value chain: o caso da Bodega Catena Zapata. Dissertação de Mestrado, Programa de Mestrado em Gestão Internacional, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo. Acesse aqui.
TESES

Tema: Internacionalização de empresas de países emergentes

  • COELHO, D. B. (2014). Empresas e governo no contexto da economia global: o papel do governo brasileiro na internacionalização das empresas brasileiras de bens de capital mecânicos. Tese de Doutorado, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo. Acesse aqui.